quarta-feira, fevereiro 13, 2013

Cuidando dos cabelos danificados pelo cloro

Oi gente,

Faz um longo tempo que não escrevo nada por aqui devido a muitas ocupações. Andei muito estressada por causa da faculdade e resolvi procurar uma atividade que aliviasse o estresse, ao mesmo tempo que melhorasse minha concentração e cuidasse do meu corpo (apesar de ser magra, acho legal encontrar um exercício que ajude a manter o corpo em ordem). Acabei optando pela natação, considerada por muitos o esporte mais completo e cheio de benefícios.
Pois bem, desde que iniciei os treinos tenho sido muito beneficiada: consigo me concentrar melhor na faculdade, porque estou lidando melhor com as situações de tensão e por causa disso minhas notas estão bem melhores; meu corpo está ficando bem mais modelado e eu estou me sentido muito melhor agora. Porém, como nem tudo na vida são flores... eu acabei me descuidando do cabelo, shame on me!! Apesar de hidratar sempre o cabelo, eu não me atentei para pequenos detalhes que fazem super diferença na hora de proteger o cabelo do cloro. E como se não bastasse isso, eu ainda estraguei mais minhas madeixas por abusar do uso de secador e chapinha. A situação ficou tão crítica que tive que cortar quase um palmo de cabelo danificado e não pude dar um relaxamento pois os fios estavam tão fracos que iriam se partir fácil, fácil.
Depois de todo esse desleixo e de ter sofrido as consequências, eu tomei vergonha na cara e fui procurar a melhor maneira de recuperar o cabelo danificado e como manter os fios bem cuidados. A primeira coisa que eu fiz, foi aproveitar as férias pra diminuir o uso do secador e chapinha e intensificar as hidratações. Eu costumo fazer uma misturinha de creme hidratante com glicerina líquida e aplicar nos cabelos pra hidratar, deixo uns 30 minutos e tiro.
Outro passo importante, foi implementar um "ritual" de proteção antes de entrar na piscina. Antes eu achava que só usar a touca estava tudo bem, porque além de facilitar o deslisamento na água ela protege mais os fios do contato com o cloro, mas isso não era suficiente, então modifiquei a rotina e passei a fazer os seguintes passos:
1) Sempre molhar os cabelos antes de entrar na piscina: O cabelo absorve a água, então quando você entra na piscina ele vai absorver menos da mistura de água com cloro.
2) Usar um produto protetor: Daí você pensa que só precisa passar protetor solar pra proteger a pele, grande engano! O cabelo também precisa ser protegido e existem algumas opções de produtos que protegem nossa cabeleira do sol, do cloro e do sal também. Eu estou usando o leite para pentear da linha Solar Elsève, da L'Oreal, comecei a usar depois que vi esse vídeo aqui, eu tiro o excesso da água dos cabelos e aplico em todo o comprimento dos fios.
3) Por último eu coloco a touca já que, como disse anteriormente, ela ajuda a diminuir o contato dos cabelos com o cloro.
Cuidados pós-cloro: Logo após sair do treino eu vou pro vestiário pra tomar banho e lavar bem os cabelos.
Gosto de usar um shampoo transparente antes do shampoo de tratamento, esse passo é bem importante pra tirar os resíduos de cloro do cabelo porque os shampoos transparentes limpam muito melhor que os shampoos de tratamento. O shampoo que eu gosto de usar é o da linha Fusão da Natureza, da Pantene. Em seguida uso um shampoo de tratamento, geralmente para cabelos danificados/ reconstrutor/ de reparação, gosto de ir variando e meus preferidos são os da Dove. Uso o condicionador da mesma linha que o shampoo de tratamento e quando penteio os cabelos gosto de reaplicar o protetor de cabelos, porque ele também protege do sol. A hidratação faço somente nos fins de semana, logo após o procedimento com shampoo. E só passo condicionador depois que tiro o creme hidratante.
Por último, gostaria de dizer que meu cabelo melhorou MUITO depois que adotei esses procedimentos, tanto que já consegui fazer o relaxamento e estou com a raiz lisinha novamente. Ainda não está 100% , mas continuo me esforçando pra ter fios cada vez mais saudáveis. Outro detalhe importante: deixei a chapinha só pra dar acabamento após a escova, somente quando a ocasião exige que o cabelo esteja ultra arrumado, nos dias comuns que eu preciso sair eu faço só uma escova ou então nem chego perto do secador.
Enfim, espero que este post enorme tenha sido útil a vocês, obrigada as todos que tiveram a paciência de ler e sintam-se a vontade para comentar :)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...