quarta-feira, fevereiro 13, 2013

Cuidando dos cabelos danificados pelo cloro

Oi gente,

Faz um longo tempo que não escrevo nada por aqui devido a muitas ocupações. Andei muito estressada por causa da faculdade e resolvi procurar uma atividade que aliviasse o estresse, ao mesmo tempo que melhorasse minha concentração e cuidasse do meu corpo (apesar de ser magra, acho legal encontrar um exercício que ajude a manter o corpo em ordem). Acabei optando pela natação, considerada por muitos o esporte mais completo e cheio de benefícios.
Pois bem, desde que iniciei os treinos tenho sido muito beneficiada: consigo me concentrar melhor na faculdade, porque estou lidando melhor com as situações de tensão e por causa disso minhas notas estão bem melhores; meu corpo está ficando bem mais modelado e eu estou me sentido muito melhor agora. Porém, como nem tudo na vida são flores... eu acabei me descuidando do cabelo, shame on me!! Apesar de hidratar sempre o cabelo, eu não me atentei para pequenos detalhes que fazem super diferença na hora de proteger o cabelo do cloro. E como se não bastasse isso, eu ainda estraguei mais minhas madeixas por abusar do uso de secador e chapinha. A situação ficou tão crítica que tive que cortar quase um palmo de cabelo danificado e não pude dar um relaxamento pois os fios estavam tão fracos que iriam se partir fácil, fácil.
Depois de todo esse desleixo e de ter sofrido as consequências, eu tomei vergonha na cara e fui procurar a melhor maneira de recuperar o cabelo danificado e como manter os fios bem cuidados. A primeira coisa que eu fiz, foi aproveitar as férias pra diminuir o uso do secador e chapinha e intensificar as hidratações. Eu costumo fazer uma misturinha de creme hidratante com glicerina líquida e aplicar nos cabelos pra hidratar, deixo uns 30 minutos e tiro.
Outro passo importante, foi implementar um "ritual" de proteção antes de entrar na piscina. Antes eu achava que só usar a touca estava tudo bem, porque além de facilitar o deslisamento na água ela protege mais os fios do contato com o cloro, mas isso não era suficiente, então modifiquei a rotina e passei a fazer os seguintes passos:
1) Sempre molhar os cabelos antes de entrar na piscina: O cabelo absorve a água, então quando você entra na piscina ele vai absorver menos da mistura de água com cloro.
2) Usar um produto protetor: Daí você pensa que só precisa passar protetor solar pra proteger a pele, grande engano! O cabelo também precisa ser protegido e existem algumas opções de produtos que protegem nossa cabeleira do sol, do cloro e do sal também. Eu estou usando o leite para pentear da linha Solar Elsève, da L'Oreal, comecei a usar depois que vi esse vídeo aqui, eu tiro o excesso da água dos cabelos e aplico em todo o comprimento dos fios.
3) Por último eu coloco a touca já que, como disse anteriormente, ela ajuda a diminuir o contato dos cabelos com o cloro.
Cuidados pós-cloro: Logo após sair do treino eu vou pro vestiário pra tomar banho e lavar bem os cabelos.
Gosto de usar um shampoo transparente antes do shampoo de tratamento, esse passo é bem importante pra tirar os resíduos de cloro do cabelo porque os shampoos transparentes limpam muito melhor que os shampoos de tratamento. O shampoo que eu gosto de usar é o da linha Fusão da Natureza, da Pantene. Em seguida uso um shampoo de tratamento, geralmente para cabelos danificados/ reconstrutor/ de reparação, gosto de ir variando e meus preferidos são os da Dove. Uso o condicionador da mesma linha que o shampoo de tratamento e quando penteio os cabelos gosto de reaplicar o protetor de cabelos, porque ele também protege do sol. A hidratação faço somente nos fins de semana, logo após o procedimento com shampoo. E só passo condicionador depois que tiro o creme hidratante.
Por último, gostaria de dizer que meu cabelo melhorou MUITO depois que adotei esses procedimentos, tanto que já consegui fazer o relaxamento e estou com a raiz lisinha novamente. Ainda não está 100% , mas continuo me esforçando pra ter fios cada vez mais saudáveis. Outro detalhe importante: deixei a chapinha só pra dar acabamento após a escova, somente quando a ocasião exige que o cabelo esteja ultra arrumado, nos dias comuns que eu preciso sair eu faço só uma escova ou então nem chego perto do secador.
Enfim, espero que este post enorme tenha sido útil a vocês, obrigada as todos que tiveram a paciência de ler e sintam-se a vontade para comentar :)



4 comentários:

  1. Olha quem apareceu por aqui! rsrsrsrs
    Sumida!!!!

    [Olha quem fala!]

    Adorei os cuidados, agora é só tomar coragem para entrar na piscina! =P

    ResponderExcluir
  2. Foi bem útil! Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Assista a o vídeo abaixo e aprenda a trabalhar com produtos profissionais para resolver esse problema. Basta seguir os passos 1, 2, 3 e 4.

    http://www.meushampoo.com.br/p-30-video-reconstrucao-de-cabelos-danificados

    PASSO 1 - SHAMPOO DE LIMPEZA PROFUNDA
    Abre as cutículas e limpa profundamente, preparando cada fio para receber os nutrientes do próximo passo.

    PASSO 2 - COMPLEXO DE QUERATINA E NUTRIENTES
    Gel reconstrutor com queratina de baixo peso molecular e alta penetração, colágeno, proteínas de soja, trigo e aveia e outros ativos de cosmética fina que repõe nutrientes que reconstroem a fibra capilar completando espaços gerados pela perda de matéria.

    PASSO 3 - CREME RECONSTRUTOR
    Inicia o fechamento das cutículas, equilibra o pH e faz uma hidratação completa.

    PASSO 4 - CREME FINALIZADOR SEM ENXÁGUE (pH 4 - 4.5)
    Creme finalizador com fruta líquida® de açaí, acerola e uva, queratina, silicone, óleo de tutano e filtro solar. Forma um filme em cada fio de cabelo, promovendo brilho e proteção contra fatores externos (sol, poluição etc). Seu pH finaliza o fechamento das escamas.
    www.meushampoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sol x Cabelos
    Recentemente estudos comprovaram que o sol é maléfico a todos os tipos de cabelos, não importando se ele é fino, grosso, liso, crespo, com ou sem coloração. A exposição aos raios solares pode acelerar a oxidação da estrutura superficial do cabelo, deixando o fio mais claro. Esse clareamento não é algo positivo, pois isso significa que ele perdeu parte de sua camada protetora contra a luz.
    É preciso alguns cuidados para manter seus cabelos sempre bonitos e saudáveis:

    • Utilize sempre gel para pentear, produtos termo-ativados ou óleos protetores.
    • Chapéus, bonés ajudam bastante na proteção.
    • Se os fios estiverem sem brilho e ressecados é recomendada uma hidratação ou também uma cauterização. A hidratação devolverá a água que o cabelo perdeu e para quem está com o cabelo mais danificado pode ser feita uma cauterização que oferecerá proteína que ajudará a recuperar a estrutura dos fios.
    O cuidado com os cabelos é tão importante quanto os que devemos ter com a pele. Eles têm que ser regulares para manter a saúde e beleza dos fios.

    http://www.meushampoo.com.br/p-34-sol-x-cabelos

    ResponderExcluir

Olá.
Sinta-se à vontade para comentar.
Adoraremos saber o que você achou do post! ;)
Apenas pedimos que os seus comentários:

- Que contenham conteúdo compatível com o assunto do post;
- Que não contenham propagandas desnecessárias e/ou spams;
- Comentários com Xingamentos ou palavrões serão excluídos.

Evitem colocar o link do seu blog no corpo do comentário, pois o Blogger pode redirecioná-lo para SPAM. Se quiser deixar seu link, não tem problema, use a sua Conta do Google ou Open ID, que seu nome será um link para o seu blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...