quinta-feira, maio 05, 2011

Maquiagem BBB - Montando a primeira necessaire

Toda garota que resolve se interessar por maquiagem começa a pensar: “Que marca comprar?”. Há pouco tempo atrás eu aumentei o meu interesse por maquiagem. Passei anos, falo sério, anos com um pó da Tracta, um lápis da Payot, dois glosses e um rímel da Maybelline e estava feliz. Eu não gostava de base porque fechava os poros e com o calor aqui de Recife, só derretia na minha cara.
Hoje em dia eu gosto de maquiagem, muito! Nem todo mundo que gosta vai chegar no nível dessas coleções aqui em baixo, né gente?

Mas acho que toda mulher “precisa” sim de uma nécessaire básica. Mesmo que você não goste de se maquiar todo para ir trabalhar, estudar, ir no cinema, mas pelo menos para as festas por aí, você vai precisar, né? A menos que você não saia de casa e não se interesse pelo assunto, mas aí você não estaria aqui lendo meu blog, não é? Rsrsrs
      A verdade é que nessas horas sempre temos uma amiga/irmã/prima/mãe/tia para pegar emprestados alguns itens... E geralmente é assim que começa a coleção. Ainda tenho dois batons e esmaltes que “roubei” da minha mãe. Mas para quem não tem ou para quem não gosta de aborrecer as coitadas com o abuso constante aqui vão umas dicas de quem aprendeu na marra.
Não sou especialista em maquiagem nem provei todas as marcas para saber qual é a melhor, mas já experimentei sim algumas e já li muito, muito sobre o assunto. O que me faz uma especialista pelo menos em juntar e processar informações.
Se você está começando agora monte uma nécessaire básica para o dia-a-dia com dois ou três itens mais “sofisticados” e com o tempo vá pegando dicas e lendo por aí e vá adquirindo mais, mas lembre-se sem exageros, hein? Lembre-se que existem outras coisas para fazer com seu dinheiro, mais importantes e pessoas que você pode ajudar? (Eu sempre gosto de lembrar a todas que apesar de “necessária” a maquiagem é supérflua e não adianta comer pão e ovo todo dia o dia todo ou deixar um amigo na mão só para ter uma maleta cheia de make, né?)
Vou me focar também nas marcas brasileiras, ok? Ou pelo menos as que vendem no Brasil mesmo sendo estrangeiras. Acho que todo mundo concorda (quem tiver mais sugestões fique a vontade para comentar e deixar todas) que essas são as mais baratas/boas/acessíveis/conhecidas, né?
                  Tem algumas mais baratinhas que essas, mas nem tão acessíveis. Umas melhores mas nem tão baratinhas ou acessíveis. E outras até acessíveis e baratinhas mas não tão boas. Então acho que essas marcas ficam na média. 
Avon e Natura você encontra revendedoras em todo buraco possível e tem o catálogo completo na internet assim você sabe exatamente o que pedir. A Jequiti e Yes são mais difíceis de encontrar revendedoras, mas também tem o catálogo pela internet e a Yes possui muitas lojas físicas com produtos para pronta entrega, para quem não gosta de comprar na cega.
A Contém 1g e O Boticário tem lojas em todo Brasil, acredito. Os produtos não são TÃO baratos, mas tem linhas para diferentes públicos com diferentes preços e sempre tem promoções em um item outro. É só passar sempre na loja para olhar, conhecer a vendedora que sempre vai aproveitar para comprar o que quer mais baratinho.
Maybelline e Elke você encontra em supermercados e farmácias. Bompreço, Carrefour, Americanas, Pão de Açúcar, Extra, etc... São super acessíveis. O problema é que eles tem o que eles tem. Não se pode pedir mais do estoque ou ter todas as opções de cores, mas o que não tiver em uma loja tem em outra e assim vai.
Koloss, Vult, Tracta e Payot você pode encontrar em farmácias também, mas onde você encontra sem erro é em lojas de cosméticas e cabeleireiro. Pode entrar, não tem uma loja que seja tão pequena que não tenha uma dessas marcas. Novamente temos o problema de ter a linha completa e tal, mas você vai fuçando e uma hora encontra, né?
 Ok, você conhece as marcas e agora? Qual a melhor? Como escolher?
Eu sempre levo esses aspectos em consideração: É boa? Para mim só compro ser for boa, ou pelo menos valer o pouco dinheiro que ela custa. Antes de comprar qualquer coisa (por favor controle o instinto consumista) pesquise para ver se muita gente gostou. É barata? Sim, para mim isso é um fator determinante. Acho um absurdo gastar mais de R$ 40,00 ou R$ 50,00 em um ÚNICO item! É fácil de encontrar? Do que adianta eu achar uma base que é exatamente o meu tom de pele, boa cobertura, barata, mas que só vende em um estado brasileiro? Ou pior, fora do país? Ou que saiu de linha? (amantes da base em mousse da Avon que se manifestem!) Vou ter que pagar frete sempre que ela acabar? Se for um produto que dure muito, beleza! Depois você termina encontrando outro para repor, mas acho que facilidade de acesso tornam algumas marcas mais atraentes que outras!
Primeiro item: base!
Do Alasca ao Saara ter uma boa base é fundamental, hoje aprendi isso. Muitas vezes ela é praticamente a única coisa que você vai usar no dia-a-dia. Você tem pele oleosa? Compre uma oil-free (livre de óleo). Você tem pele seca? Compre uma hidratante! Tem rugas? Acne? Manchas? Tem base para todo tipo de pele.


Segundo item: corretivo!
Quem não tem aquela pele de bebê sabe como é acordar com aquela espinha mala ou a marca de uma antiga espinha mala ou aquelas olheiras monstro. O corretivo está aí para você esquecer que tem tudo isso. Líquido, cremoso, seco, em pó. Cada um a seu propósito. Escolha um da sua cor ou um leve tom mais claro e voilá!



Terceiro item: pó!
Quem tem a pele oleosa sabe a satisfação que dá passar aquele pozinho para dar aquela disfarçada na oleosidade. Quem tem a pele seca só os usa mesmo depois de muitas horas de suor etc. Encontre um do seu tom de pele que não deixe ela oleosa e que não fique com aquela cara de “Oi, tudo bom? Sim, eu passei pó!”



Quarto item: Lápis de olho!
Tem gente que gosta do marrom. Depois você vai evoluindo e comprando azul, verde, branco, bege/nude, mas tudo começar com: preto! Acho que um lápis preto que esfume bem, seja bem pigmentado, não escorra com o dia e seja macio é fundamental. Não é tão difícil assim, mas cada uma se dá melhor com um tipo.



Quinto item: Batom!
Dar uma cor da boquinha é bom, né? Eu não era muito fã do batom não, mas hoje em dia sou amiguinha dele. Se você não gosta de cor, tenha um nude/bege, um rosinha/coral e um marrozinho. Um vermelhão para noite e assim vai. Cada uma sabe a cor que gosta. Se não gosta de cor, compra um balm (protetor/hidratante labial) e morreu. Só não pode deixar os bichinhos ressecados, né?



Sexto item: Blush!
Esse também não era muito meu amigo. Quando eu colocava me sentia muito Emília/Pikachu, mas hoje em dia me dou melhor com eles. Continuo sem gostar daqueles rosinhas, mas sou fã dos laranjas e marrons. Se você não gosta de cor, pode apenas usar um para dar aquela cara de saúde, mas fica a seu critério.


Sétimo item: Sombra!
Eu não sou tão apaixonada por sombras, mas acho que uma sombrinha preta para as mais conservadoras ou marronzinho já dá para fazer milagres. Depois você investe no branco, prata, rosinha, azul... A partir da primeira você vai comprando as cores que chamam sua atenção.


Oitavo item: Máscara para cílios!
Última mas com certeza não menos importante! Já houveram muitos dias que eu saí de casa só com rímel (tenho um saudosismo romântico com esse nome)! Assim como o lápis tem que mulher que gosta de usar tons de marrom porque são mais naturais, mas eu digo: invista em um preto! Eu amo aqueles mega cílios ou mesmo apenas desenhadinhos... São tudo no visual final! Para naturalidade total e sobrancelha pode comprar um incolor, mas não é tão útil.
É lógico que tem muito mais itens que esses, mas esses são os essenciais. No próximo post eu trarei mais alguns produtos que não são essenciais, mas ajudam pra caramba! Por enquanto fiquem com alguns itens que montei e o preço, ok? 
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
Se inspire, economize e monte agora sua necessaire com o que há de necessário (não consegui evitar o trocadilho!).
Beijos
Paty.

11 comentários:

  1. Adorei o post tenho pouca coisa de make, mas 1 de cada no minimo com certeza.
    Eu só apanho com base, até agora não achei nenhuma boa bonita e não absurda no preço.
    Acabo de comprar uma da avon esperando chegar pra testar.
    bju

    ResponderExcluir
  2. Amei esse post, deu opção pra td mundo...confesso que eu até sou mão aberta com maquiagem, mas eu uso muiiiiiiito e maquio a família td, sem contar as amigas que pedem socorroo.

    ResponderExcluir
  3. @Bárbara Pelo que vi no Twitter você é MUITO mão aberta com maquiagem! rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. @Patrícia Cristina pois é né? fazer o que...mas agora cortaram meu dindin, acho que descobriram meu plano de comprar o ingresso do rock in rio e ir a pé =´(

    ResponderExcluir
  5. @Bárbara Kkkkkkkkk Ir a pé é ótimo! Pega um busão, passagem em conta!

    ResponderExcluir
  6. Adorei os kits!!!
    Muito bom o post!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Agora no teu blog só me interesso por Avon e Natura #Aloka

    ResponderExcluir
  8. nossa,
    eu pensava que era um necesserie basica q nem a minha!!!
    eh logo B.I.G!!!
    rsrsrsr!!!

    ResponderExcluir
  9. eu acho q tudo q eu
    imagino tem nesse kit!!!
    tudo msm!!

    ResponderExcluir
  10. Por que eu nao li seu blog antes? Eu nao era nem um pouco interessada em make até ter que me maquiar para ir trabalhar... comecei usando corretivo mas parecia a noiva cadáver e foi realmente complicado encontrar a cor perfeita, a textura perfeita, a fixação perfeita... até hoje não encontrei o corretivo perfeito mas estou satisfeita com os dois que uso atualmente: studio finish da mac que foi caríssimo e o corretivo liquido da Tracta que foi um dos melhores que encontrei.
    Os produtos que compro e acabo não gostando ou desisto, dou para a minha irma que usa tudo religiosamente.
    Só tenho uma dica depois de ter gastado tanto dinheiro em coisas que acabei dando... Vale a pena investir em produtos de boas marcas dependendo do fim. Por ex: uma base da Nyx tem o resultado visual bem melhor que da Vult, já uma sombra não precisa ser da Mac, a Jasmyne, a Fenzza e outras marcas de farmácia tem cores bonitas, só precisam de fixação.

    ResponderExcluir

Olá.
Sinta-se à vontade para comentar.
Adoraremos saber o que você achou do post! ;)
Apenas pedimos que os seus comentários:

- Que contenham conteúdo compatível com o assunto do post;
- Que não contenham propagandas desnecessárias e/ou spams;
- Comentários com Xingamentos ou palavrões serão excluídos.

Evitem colocar o link do seu blog no corpo do comentário, pois o Blogger pode redirecioná-lo para SPAM. Se quiser deixar seu link, não tem problema, use a sua Conta do Google ou Open ID, que seu nome será um link para o seu blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...